Bancada Didática de Processo de Bioetanol Controlado por Computador Edibon EBEC
Preço sob consulta
A Unidade de Processo de Bioetanol Controlada por Computador (EBEC) foi projetada para estudar e controlar o processo de produção de bioetanol em escala de laboratório. Esta unidade permite monitorar e examinar todos os processos importantes, desde a liquefação e sacarificação das matérias-primas até a conversão de açúcar em etanol e destilação. A unidade consiste em três componentes principais: um tanque de mosto, um tanque de fermentação e uma unidade de destilação. Todos os vasos, válvulas e outros acessórios em contato com os materiais do processo (exceto a unidade de destilação) são feitos de aço inoxidável. A unidade de destilação é feita de vidro borossilicato. Os óculos são feitos de vidro Neoceram.
O tanque de mistura inclui uma entrada em sua tampa superior para encher água, amido e enzimas. Sua base é levemente inclinada em direção a uma porta para drenar a solução ou bombear para o tanque de fermentação. Durante o processo de trituração, o amido das matérias-primas é transformado em glicose. A adição da enzima alfa-amilase permite a liquefação da pasta de amido. Posteriormente, a sacarificação começa adicionando a enzima glucoamilase. Um sensor de temperatura e um sensor de pH medem as propriedades da mistura no tanque. O valor do pH é ajustado adicionando soluções ácidas e de base, com um sistema de circuito ácido / base. Após a sacarificação, o mosto é bombeado para o tanque de fermentação. A base do tanque de fermentação é levemente inclinada em direção a uma porta para drenar a solução ou bombear para a unidade de destilação. O processo de fermentação ocorre após a adição de levedura, produzindo etanol e CO. Um sensor de temperatura 2 e um sensor de CO medem as propriedades da mistura e a concentração de CO no tanque. 2 2 Ambos os tanques são aquecidos indiretamente com água quente através de uma camisa e são agitados constantemente. Além disso, eles são equipados com um visor para que os processos possam ser observados e monitorados. Dois sensores de temperatura, localizados na saída da camisa dos tanques, trabalham com o controlador PID para manter a temperatura desejada no interior.
O tanque de mistura e o tanque de fermentação são termicamente controlados por água quente, que é aquecida por um sistema que consiste em um banho termostático e uma bomba. Um sensor de temperatura adicional está localizado no banho termostático. Após o processo de fermentação, a preparação é bombeada para a unidade de destilação. Ele contém um manto de aquecimento, um agitador, uma coluna de destilação, um dedo frio (dephlegmator), um condensador e um funil de decantação. Quatro sensores de temperatura adicionais estão localizados em diferentes pontos da unidade de destilação. Esta unidade controlada por computador é fornecida com o sistema de controle de computador EDIBON (SCADA) e inclui: A unidade própria + uma caixa de interface de controle + uma aquisição de dados.
POSSIBILIDADES PRÁTICAS:
1.- Familiarização com as etapas individuais necessárias para a produção de bioetanol.
2.- Familiarização com os componentes da planta necessários para a produção de bioetanol.
3.- Estudo do efeito da temperatura na pureza do bioetanol.
4.- Estudo do efeito do pH no rendimento de bioetanol.
5.- Estudo do efeito do tempo de trituração no rendimento de bioetanol.
6.- Estudo do efeito do tempo de fermentação no rendimento de bioetanol.
7.- Estudo do uso de diferentes matérias-primas na produção de bioetanol.
8.- Estudo do efeito da adição de diferentes tipos de levedura à fermentação.
Possibilidades práticas adicionais:
9.- Calibração dos sensores.
Outras possibilidades a serem feitas com esta unidade:
10.- Muitos estudantes visualizam resultados simultaneamente. Visualizar todos os resultados em tempo real na sala de aula por meio de um projetor ou um quadro branco eletrônico.
11.- Controle Aberto, Multicontrole e Controle em Tempo Real. Esta unidade permite intrinsecamente e / ou extrinsecamente alterar o alcance, ganhos; parâmetros proporcionais, integrais, derivados; etc, em tempo real.
12.- O sistema de controle de computador com controle SCADA e PID permite uma simulação industrial real.
13.- Esta unidade é totalmente segura, pois utiliza dispositivos mecânicos, elétricos e eletrônicos e de segurança de software.
14.- Esta unidade pode ser usada para realizar pesquisas aplicadas.
15.- Esta unidade pode ser usada para ministrar cursos de treinamento para indústrias, mesmo para outras instituições de ensino técnico.
16.- Controle do processo da unidade EBEC através da caixa de interface de controle sem o computador.
17.- Visualização de todos os valores dos sensores utilizados no processo da unidade EBEC.
- Vários outros exercícios podem ser feitos e projetados pelo usuário.
ESPECIFICAÇÕES: